Um legado de mais de 70 anos ajudando a Bahia e o
Brasil a se desenvolver
A Refinaria está localizada no distrito de Mataripe, em São Francisco do Conde (BA), e seus ativos logísticos, em Madre de Deus (BA). Foi a primeira refinaria nacional, iniciando suas operações em setembro de 1950, e é hoje a segunda maior do país.
A unidade, que nasceu em 17 de setembro de 1950, antes mesmo da criação da Petrobras, com o nome de Refinaria Nacional do Petróleo, foi impulsionada pela produção do óleo em Candeias.
Com a entrada em operação da Refinaria Nacional, começa um novo ciclo decisivo para o desenvolvimento da Bahia e de todo o Brasil.
A refinaria iniciou sua operação com uma produção significativa para a época: 2.500 barris por dia, foi pioneira ao mudar uma crença que não existia petróleo no solo brasileiro.
A Refinaria foi responsável por manter, durante quase três décadas, a Bahia como o único estado produtor de petróleo no Brasil, chegando a produzir 25% da demanda do país.
Em 1953, com a criação da Petrobras, a refinaria foi incorporada à recém criada companhia, sendo rebatizada em 1957, em homenagem ao engenheiro agrônomo e político baiano que lutou pela causa do petróleo no Brasil, o engenheiro Landulpho Alves.
Em 2021, se inicia um marco para a evolução do setor de energia do Brasil, com a aquisição do ativo pelo Mubadala Capital.